O Ministério Público Eleitoral solicitou, na última sexta-feira (30), a suspensão imediata do evento “Canyon Fest Poti”, previsto para os dias 12, 13 e 14 de setembro. O pedido foi fundamentado pelo promotor Raimundo Nonato Ribeiro, que alegou que a realização do festival na véspera da eleição viola princípios constitucionais como razoabilidade, proporcionalidade, moralidade administrativa e impessoalidade.
A proximidade do evento com o processo eleitoral, a apenas 21 dias das eleições, levanta a possibilidade de abuso de poder político, uma vez que o atual gestor do Município de Castelo do Piauí-PI está diretamente associado à organização do festival.
O promotor também recomendou a aplicação de uma multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento da ordem judicial, se o gestor decidir prosseguir com o evento. A administração municipal foi notificada e recebeu um prazo de 10 dias para apresentar um recurso e esclarecer as razões para a alteração da data do festival.
O prefeito Magno Soares defendeu a realização do evento, mas não forneceu justificativas para a mudança na data, nem para a realização do festival tão próximo das eleições. O histórico do evento indica que, tradicionalmente, o festival ocorria em julho, e a mudança para setembro em 2024 está sendo questionada no contexto eleitoral.
O evento tradicionalmente conhecido como "Cachaça Fest" teve seu início no ano de 2005, tradicionalmente ocorrendo no mês e julho em razão das férias escolares e ser um mês mais propicio ao Turismo. Tinha como principal objetivo promover a cachaça artesanal produzida na região, que conta com mais de 5 produtores, além de valorizar a cultura local e atrair turistas.
Com o passar dos anos, o evento evoluiu e passou a incluir uma variedade maior de atrações, como shows musicais, atividades culturais e esportivas, além de feiras de artesanato e gastronomia. Especialmente no ano de 2016, o então prefeito da época Jose Ismar Lima Martins (2013 a 2016), em virtude do período eleitoral, alterou a data do evento de 2016 para ocorrer após o pleito eleitoral, que de fato foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de outubro.
Mín. 21° Máx. 39°
Mín. 20° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 40°
Tempo limpo