Quarta, 09 de Outubro de 2024
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Educação Ceará

Alunos da rede pública estadual conseguem 113 medalhas na 17ª OBMEP

Alunos da rede pública estadual cearense obtiveram um total de 113 medalhas na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP),...

28/12/2022 11h09
Por: Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Alunos da rede pública estadual cearense obtiveram um total de 113 medalhas na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo 6 de ouro, 22 de prata e 85 de bronze, além de 1.183 menções honrosas. Os resultados contemplam os níveis Fundamental (anos finais) e Médio.

Luís Antônio Lopes Bezerra, de 17 anos, foi um dos medalhistas de ouro desta edição do certame. O jovem é aluno da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Môsa da Silva, em Ocara, onde faz a 3ª série do curso técnico em Informática.

“Sempre tive facilidade com a matéria e já havia conseguido vencer uma competição realizada pela minha escola no Fundamental. Porém, o que realmente despertou meu gosto pela matemática e o desejo de me aprofundar nela foi a própria OBMEP. Após a minha primeira participação, estudar matemática e resolver questões de olimpíadas tornou-se parte do meu lazer”, revela o estudante, que já havia participado da Olimpíada em outras quatro oportunidades, nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2021. Os resultados foram duas menções honrosas em 2017 e 2019, uma medalha de bronze em 2018 e uma medalha de ouro em 2021.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“É muito gratificante ter o esforço posto em minha preparação recompensado com uma medalha, o que me motiva a continuar sempre estudando”, considera.

Luís Antônio diz ser difícil apontar uma área preferida para o estudo da matemática, porém, a geometria está entre as principais. “O interessante dela é que a partir de figuras simples pode-se criar problemas complexos. Além disso, a geometria combina a intuição visual com o rigor das provas matemáticas, ou seja, é possível imaginar uma solução apenas a partir de uma figura, mas é preciso provar que essa solução é realmente correta”, explica.

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da Matemática; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

*Com informações do site da OBMEP

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